Carta de Serviços

Está colocado na Constituição Brasileira, marco da redemocratização do país, que é função da Administração Pública a publicidade dos seus atos. Isto implica, de forma contínua e atualizada, informar à sociedade sobre os atos praticados pelos gestores bem como os serviços prestados, disponíveis para demanda dos cidadãos.

Compreendemos que a informação é um requisito essencial para o exercício pleno da cidadania. O cidadão bem informado pode requerer direitos, contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados através da sua avaliação sistemática e assim, exercer o controle social.

É nessa perspectiva que a Universidade Federal da Bahia apresenta sua Carta de Serviços ao Cidadão. Somos uma instituição de ensino superior pública, e onde ocorreu a origem do ensino superior brasileiro. Por seis décadas, a UFBA foi a única universidade federal na Bahia, tendo sob sua responsabilidade a formação de profissionais qualificados em todas as áreas do conhecimento. Ainda hoje, a UFBA oferece o maior número de vagas de ingresso nos cursos de graduação e pós-graduação no estado da Bahia, desenvolve importantes projetos de pesquisa e de extensão, presta assistência à população, através dos seus hospitais, maternidade, ambulatórios e unidades de ensino. Mantém também museus, bibliotecas, laboratórios, centro de esportes, teatro, galeria de artes, editora, orquestra sinfônica, madrigal, e toda a infraestrutura necessária para a realização das suas atividades finalísticas e, em muitas delas, acolhe uma demanda social importante da população.

Assim, mais que cumprir um ato previsto no Decreto 6.932 de 11 de agosto de 2009, que institui a “Carta de Serviços ao Cidadão”, os gestores da UFBA esperam que a apresentação de forma sistemática dos serviços oferecidos por esta Insitutição venha a contribuir para que a sociedade conheça, acesse e participe desta Universidade, para que ela continue como importante espaço de acolhimento dos cidadãos do estado da Bahia.