Ambulatório Materno Infantil Nélson Barros - AMINB

Criado em 10 de agosto de 2007, o Ambulatório Materno-Infantil Professor Nélson Barros é uma unidade docente-assistencial coordenada por docente do Departamento de Pediatria, e já consolidada como importante campo de prática da FMB.  Através de cooperação técnica com a SMS de Salvador, tem sido possível disponibilizar uma equipe de Saúde da Família para a comunidade do Centro Histórico, garantindo assim a oferta de consultas, procedimentos, dentro os quais realização de curativos e vacinação, além de atividades educativas realizadas tanto pela equipe quanto pelos docentes dos Departamentos de Pediatria e do de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, os quais desenvolvem atividades curriculares de graduação na Unidade. Os componentes curriculares que exercem atividades no referido espaço são: Módulo de Pediatria (MED B44), oferecido no sétimo semestre; Internato I e II de Pediatria (MED 231 e 245, quinto e sexto anos do curso médico); e Ginecologia e Obstetrícia (MED B55). A Unidade também acolhe os residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria do Complexo HUPES –UFBA, que necessitam de atividades em Atenção Primária à Saúde.

Ambulatório Materno Infantil Nélson Barros – situado na sede da FMB no Largo do Terreiro de Jesus, é um serviço que presta atendimento na atenção primária a crianças e adolescentes assim como a gestantes sem risco; contamos com serviço de vacinação, curativos e farmácia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Dirigente da Unidade / Órgão: 
Luis Fernando Fernandes Adan
Responsável técnico pelo Serviço: 
Regina Terse Ramos
Dias da Semana e horário de atendimento: 
De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 hs.
Email de Atendimento ao Cidadão: 
Telefone de Atendimento do Cidadão: 
(71) 3283-5551/5557
Prioridade de Atendimento: 
Para recém-nascidos.
Esclarecimento sobre o tempo médio de espera: 
De 1h a 1 hora e meia.
Sistema de Sugestões e Reclamações: 
aminb@ufba.br
Sistemática de funcionamento do Serviço: 
Primeiro ocorre a marcação do dia do atendimento e assim após a data agendada, proceder-se-á a consulta pediátrica. O serviço não funciona como pronto-atendimento
Sinalização: 
Sim.
Acessibilidade: 
Em adequação a fim de atender aos padrões internacionais de qualidade e segurança.
Unidade/Órgão a que o serviço está vinculado: 
Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA
Sistemática de agendamento / marcação (se presencial, telefone, etc...): 
Atendimento presencial
Público-alvo: 
Comunidade em geral.
Endereço de Atendimento (indicar ponto de referência): 

Ambulatório Materno Infantil Nelson Barros (AMINB) - Faculdade de Medicina da Bahia – Praça XV de novembro, s/n - Largo do Terreiro de Jesus .CEP 40026-010 - Salvador, Bahia, Brasil.

Categoria Principal: 
Saúde Humana
Subcategoria (Saúde Humana): 
Ambulatório
Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço: 

Por contato telefônico ou presencial; para fazer a matrícula no serviço são necessários o cartão do SUS, carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência.

Para recém-nascidos; priorizamos a marcação para os RN(s) vindos da MCO; enfatizamos que não é uma unidade com especialidades e sim para atenção básica em pediatria.

As nossas consultas são realizadas com internos do quinto ano de medicina e/ou residentes de pediatria, supervisionados por um docente do Depto. de pediatria; as consultas são demoradas e, sendo assim, a espera gira em torno de 2 horas, pra quem não for logo atendido.