As Cartas dos povos Indígenas ao Brasil

Centenas de cartas escritas por indígenas que ajudam a contar a história do Brasil estão acessíveis ao público na plataforma digital desenvolvida pelo projeto “As Cartas dos Povos Indígenas ao Brasil”.

O Brasil é o destinatário de grande parte das cartas, que são encaminhadas também para presidentes, governadores, juízes e outras autoridades. As denúncias de crimes ambientais, invasões de terras indígenas e violência policial são temas recorrentes nos textos. Além das correspondências, podem ser encontradas no site informações sobre as trajetórias dos indígenas que escrevem as cartas, e que revelam uma outra versão do país a partir das suas narrativas e biografias.

O projeto de pesquisa classificou as cartas escritas por indígenas em três diferentes períodos: 1630-1680 (antes do Brasil), 1888-1930 (na nação Brasil) e entre 1999-2020 (no presente Brasil). A análise abrangeu mais de 800 cartas, sendo 664 cartas já selecionadas e catalogadas durante a execução do projeto Autobiografias indígenas em trinta anos de cartas (projeto financiado pelo CNPq no Edital Universal 2013), e também abarcou as cartas escritas no período colonial pelos indígenas Antonio Paraopeba e Felipe Camarão, presentes nos Arquivos da Real Biblioteca (Koninklijke Bibliotheek) da Holanda, em Haia (Nationale Bibliotheek van Nederland), e as cartas em defesa da terra, produzidas entre as décadas de 1888-1930. As cartas anteriores aos séculos XX e XXI ainda estão sendo sistematizadas e tratadas, pois algumas precisam ser traduzidas, outras colocadas em HTML.

Com as cartas em circulação será possível ao grande público conhecer uma outra versão do Brasil narrada e criada pela autoria dos povos indígenas.

Cabe ressaltar que nem todos os povos indígenas permitem a participação de não indígenas na transcrição dos seus documentos públicos e preferem que o texto seja produzido com a participação oral restrita da comunidade indígena em suas assembleias e encontros.

Instituto de Letras da UFBA
Suzane Lima Costa
on line 24 horas
.