IHAC - Instituto de Humanidades, Artes, Ciências Professor Milton Santos

Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC é uma das Unidades Universitárias da Universidade Federal da Bahia – UFBA, criada em 3 de novembro de 2008, e que possui como atribuições produzir, transmitir e difundir conhecimentos humanísticos, artísticos e científicos, mediante a oferta de cursos de graduação na modalidade Bacharelado Interdisciplinar (BI), cursos multidisciplinares de pós-graduação, stricto e lato sensu, a realização de pesquisas articuladas com o ensino de graduação e/ou de pós-graduação, o desenvolvimento de atividades de educação continuada, consultoria, prestação de serviços e outras atividades de extensão e a integradas ao ensino e à pesquisa. O IHAC oferta cursos de graduação, pós-graduação, realiza pesquisas e desenvolve atividades de educação continuada, consultoria, prestação de serviços e outras atividades de extensão. Além disso, o IHAC guarda entre suas responsabilidades o papel de assumir o protagonismo diante questões socialmente relevantes, zelar pelo contínuo aprimoramento da qualidade de suas atividades acadêmicas, promover qualificação e atualização permanente do seu corpo docente e técnico-administrativo, manter intercâmbio acadêmico com instituições congêneres e entidades profissionais afins e planejar e avaliar suas atividades.

O Instituto conta com quatro bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Saúde), além de quatro programas de pós-graduação (Cultura e Sociedade, Relações Internacionais, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade e Profissional em Artes).

Profº Luis Augusto Vasconcelos da Silva
De segunda à sexta-feira, das 08:00 às 18:00 horas
.
Esclarecimento sobre o tempo médio de espera:
.
Sistemática de funcionamento do Serviço:
Instituto de Humanidades
Telefone Geral: 71 3283-6786 Fax: 71 3283-6796
Estudantes e comunidade em geral

Rua Barão de Jeremoabo, PAF V - Sala 403 S/nº - Ondina Salvador - Ba Cep: 40170-115

Telefone Direto:  71 3283-6788

O IHAC está provisoriamente no PAF-V, ao lado da Escola de Medicina Veterinária, entre o PAF-III e a Escola de Dança

Vide mapa: Localização | IHAC - UFBA

Comunidade UFBA

A Coordenação Acadêmica do Instituto de Humanidades, Artes, Ciências Professor Milton Santos (IHAC) construiu esse pequeno guia, com o intuito de colaborar com a difusão de informações para quem é novo/a/e na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e também para quem é veterano/a/e, mas mesmo assim, não está ciente de alguns serviços e programas que a nossa universidade oferece. Neste guia, destacamos alguns serviços apresentados no documento "Carta de Serviços" (disponível no link www.cartadeservicos.ufba.br) e incluímos outras informações e especificidades do IHAC. Entendemos que o acesso à informação é um fator que facilita a vivência acadêmica e contribui para a permanência na Universidade.

O IHAC localiza-se no prédio do PAF V, no Campus Ondina. Nesse mesmo campus, encontram-se os PAFs I,II, III, IV e V, onde ocorrem as aulas dos componentes curriculares que são ofertados pelo Instituto.

A SIG- Secretaria Integrada de Graduação, realiza demandas habituais de secretariado relativas aos Colegiados de Graduação dos Bacharelados Interdisciplinares em Artes, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Saúde, nos turnos diurno e noturno. O horário de funcionamento da Secretaria é de 8h às 20h. O setor é responsável pela criação, registro e tramitação de documentos e processos de estudantes, além de outras solicitações, sejam elas internas ao IHAC, ou do IHAC para outros órgãos da UFBA.

Informações : e-mail: sig.ihac@ufba.br/ tel: 3283-6795/ 6793/ 6792 . Sala - 204 PAF V Ondina.

A Coordenação Acadêmica do IHA, coordena as atividades acadêmicas de todos os BIs, realizando as seguintes ações:

• planejamento acadêmico semestral, com definição das ofertas de vagas a partir da demanda estudantil e da alocação docente;
  • coordenação das atividades de monitoria, com divulgação de editais semestrais;
  • ofertas de cursos livres, com temas de interesse da comunidade estudantil;
  • coordenação das ações de orientação acadêmica, em parceria com as coordenações de colegiados;
  • coordenação e apoio de atividades da assessoria pedagógica.

Informações : e-mail: coordena.ihac@ufba.br. Tel: 3283-6789/6791.  Sala - 402 PAF V Ondina.

E-mails das coordenações de cursos:

COLEGIADO DO CURSO BI EM ARTES NOTURNO: biartesnoturno@ufba.br

COLEGIADO DO CURSO BI EM ARTES DIURNO: biartesdiurno@ufba.br

COLEGIADO DO CURSO BI EM HUMANIDADES NOTURNO: bihumanidadesnoturno@ufba.br

COLEGIADO DO CURSO BI HUMANIDADES DIURNO: bihumanidadesdiurno@ufba.br

COLEGIADO DO CURSO BI EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIURNO: bicetdiurno@ufba.br

COLEGIADO DO CURSO BI EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOTURNO: bicetnoturno@ufba.br

COLEGIADO DO CURSO BI EM SAÚDE DIURNO: bisaudediurno@ufba.br

COLEGIADO DO CURSO BI EM SAÚDE NOTURNO: bisaudenoturno@ufba.br

O IHAC criou um manual pra calouros e veteranos que contem informações importantes.

Acesse o lnk Guia de Serviços Universitários para Estudantes do IHAC | IHAC - UFB

Outros contatos Contatos | IHAC - UFBA