Memorial da Medicina Brasileira

O Memorial da Medicina Brasileira sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. É constituído pelo Arquivo Histórico Anselmo Pires de Albuquerque (AHAPA), Bibliotheca Gonçalo Moniz (BGM) e Memorial de Medicina (MM), e tem por finalidade preservar, salvaguardar e difundir o patrimônio cultural da Faculdade de Medicina da Bahia, apresentando o caráter educacional, turístico e inclusivo, colaborando com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 
Oferta visitas mediadas ou técnica, pesquisa presencial e remota, reprodução do acervo, elaboração de ficha catalográfica, serviço de referência e reserva de espaços para eventos. As exposições reúnem acervos com diferentes tipologias que buscam valorizar a história do primeiro curso superior de Medicina do Brasil, dialogando com a memória do lugar e seu patrimônio histórico e artístico.
 
Dirigente da Unidade / Órgão: 
Luis Fernando Fernandes Adan
Responsável técnico pelo Serviço: 
Rita Maria Morais Correia Mota e Ana Lúcia Albano
Dias da Semana e horário de atendimento: 
De Segunda a Sexta-Feira das 08:00 às 17:00hs
Email de Atendimento ao Cidadão: 
Telefone de Atendimento do Cidadão: 
(71) 3283-5567 / 3283-5575 / 3283-5548 /3283-5561
Prioridade de Atendimento: 
Idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.
Esclarecimento sobre o tempo médio de espera: 
Máximo de 15 dias.
Sistema de Sugestões e Reclamações: 
memorial.medicina@ufba.br
Acessibilidade: 
Sim.
Unidade/Órgão a que o serviço está vinculado: 
Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA
Sistemática de agendamento / marcação (se presencial, telefone, etc...): 
A marcação pode ser realizada pelo telefone no horário comercial ou nos demais canais de acesso ao memorial.
Público-alvo: 
Aberto a comunidade.
Endereço de Atendimento (indicar ponto de referência): 

Praça XV de Novembro, Centro Histórico de Salvador - Pelourinho.

Categoria Principal: 
Bibliotecas e Museus
Subcategoria (Bibliotecas e Museus): 
Memorial
Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço: 
O serviço pode ser acessado das seguintes formas:
 
Etapas dos Serviços oferecidos:
  • Visitas mediadas ou técnica: solicitação de grupos, via e-mail; Envio de comprovante de pagamento da GRU; Realização da visita.
  • Pesquisa remota – AHAPA: solicitação via e-mail, informando assunto e período de interesse; a técnica realiza a pesquisa; Seleção do material; Envio via-email; Prazo mínimo de 15 dias a 25 dias.
  • Pesquisa presencial e remota – BGM: consulta ao repositório UFBA e página oficial da BGM; agendamento por e-mail, informando acervo de interesse e data para consulta; seleção acervo; prazo mínimo de 48h;
  • Pesquisa presencial e remota – MM: Consulta via e-mail; agendamento para consulta presencial.  Seleção do acervo; Prazo mínimo de 48h;
  • Reprodução do acervo: Solicitação via e-mail com dados de interesse; Preenchimento de dados no formulário de solicitação; Envio da GRU para o pesquisador; Envio de comprovante de pagamento da GRU; Digitalização; Envio do material, prazo mínimo entre 15 a 25 dias.
  • Elaboração de ficha catalográfica: Solicitação via e-mail com dados do trabalho acadêmico; Envio da ficha. Prazo de 3 dias úteis.
  • Serviço de referência: Agendamento via e-mail; Diálogo referente à pesquisa.
  • Reserva de espaços para eventos: Solicitação via e-mail, informando natureza do evento, prováveis datas desejadas, número de pessoas e responsáveis. Pagamento GRU.