A história do teatro baiano pode ser delimitada pelo antes e depois da criação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (1956). O trabalho de Martim Gonçalves com o grupo A Barca (1956-1963) renovou a cena teatral com uma política de intercâmbio que transformou a escola numa referência para o ensaio de teatro na América Latina e, atualmente, mantém intercâmbio com instituições em âmbito internacional.
O teatro Martim Gonçalves (nome atual do original Teatro Santo Antônio criado por Martim no casarão homônimo em 1958) teve ao longo desses anos um papel importante como renovador da cena teatral.
Esse empreendimento pioneiro podia ser considerado, na época, uma utopia, porém o reitor convidou um dos fundadores do Teatro Tablado do Rio de Janeiro, o artista, professor e médico pernambucano Martim Gonçalves, o criador e primeiro diretor da Escola de Teatro da UFBA (1956-1961). Da primeira turma de alunos saiu o que constituiria o Teatro dos Novos (1959) que resultou no Teatro Vila Velha (1964), de grande importância na formação e consolidação do atual teatro e cultura baianos.
O antigo teatro foi demolido e reconstruído, elevando-se a altura do mesmo para que fosse colocada o piso da sofita de iluminação e cenotecnia (estrutura de aço, com passarelas para colocação de refletores e subida/descida de cenários); o palco italiano foi ampliado, assim como seu palco giratório, fosso, coxias laterais; foram construídos dois amplos camarins laterais; a plateia também foi ampliada em aclive para 194 lugares (192 assentos e 2 para cadeirantes), assim como o Foyer (Galeria Nilda Spencer).
As instalações elétricas, de climatização, sonorização, cenotecnia, iluminação cênica, foram também modernizadas.
Dirigente da Unidade / Órgão:
Luiz Claudio Cajaíba Soares
Responsável técnico pelo Serviço:
Escola de Teatro da UFBA
Dias da Semana e horário de atendimento:
Todos os dias 20h às 22h
E-mail de Atendimento ao Cidadão:
Telefone de Atendimento do Cidadão:
(71) 3283-7862
Site (URL):
Prioridade de Atendimento:
Idosos e PCD´s tem prioridade de atendimento
Esclarecimento sobre o tempo médio de espera:
Conforme demanda
Sistema de Sugestões e Reclamações:
teatromartim@hotmail.com
Sinalização:
sim
Acessibilidade:
sim
Unidade/Órgão a que o serviço está vinculado:
Escola de Teatro da UFBA
Sistemática de agendamento / marcação (se presencial, telefone, etc...):
Com agendamento por telefone ou presencial.
Público-alvo:
Aberto a comunidade.
Endereço de Atendimento (indicar ponto de referência):
Av. Araújo Pinho, 292 - Canela, Salvador - BA. Cep 40100-150
Categoria Principal:
Arte e Cultura
Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço:
O acesso ao teatro se dá através da Escola de Teatro da UFBA.
Com uma infraestrutura totalmente moderna foram desginadas, entre as 192 poltronas (em tecido lã, com assento e encostos rebatíveis), 2 lugares reservados exclusivamente para cadeirantes.
Subcategoria (Arte e Cultura):
Teatro