Ouvidoria Geral da UFBA

A Ouvidoria foi criada em 2014, no início do primeiro reitorado do professor João Carlos Salles, como um órgão que busca ser um canal democrático de participação social da comunidade interna e externa.

A primeira ouvidora-geral da UFBA foi a professora Denise Vieira da Silva, cuja proposta central era o desenvolvimento da ouvidoria como um órgão de escuta qualificada, de mediação na resolução de conflitos e de encaminhamento de sugestões para alteração de políticas e procedimentos da universidade.

Entre 2014 e 2015, iniciou-se o processo de estruturação da ouvidoria com a composição de sua equipe de trabalho e funcionamento na sede da Reitoria, sendo depois transferida para a Biblioteca Universitária de Saúde (BUS), no campus do Canela, onde funciona atualmente. Foi realizada também uma ampla divulgação nas diversas unidades e órgãos da UFBA sobre a Ouvidoria e suas atribuições.

Entre 2016 e 2018, a ouvidoria passou a atuar de forma mais adequada como um órgão de assessoramento da Reitoria, auxiliando no diagnóstico e encaminhamento de problemas enfrentados pela gestão. Neste período, também se deu a consolidação da sua atividade central de acolhimento e atendimento das demandas da comunidade universitária, bem como de um modelo de atuação proativa, com o desenvolvimento de projetos em parceria com órgãos de gestão e unidades de ensino da UFBA.

Em 2019, foi nomeada a segunda ouvidora da UFBA, professora Iole Macedo Vanin, tendo como pautas a continuidade do trabalho já iniciado e o fortalecimento da ouvidoria.

Apara etender melhor a todos que nós procuram, a equipe da Ouvidoria Geral da UFBA, assim constituída:  Iole Macedo Vanin (ouvidora geral); Juliana Marta Oliveira, Mateus Tavares P. Santos, Sandra C. Sousa a e Thiara Matos (técnicos administrativos em educação); Naiara Barbosa (auxiliar administrativo).

Dirigente da Unidade / Órgão: 
Iole Macedo Vanin
Responsável técnico pelo Serviço: 
Sandra C. Sousa Silva
Dias da Semana e horário de atendimento: 
De segunda a sexta- feira das 08h às 18h
E-mail de Atendimento ao Cidadão: 
Telefone de Atendimento do Cidadão: 
(71)98668-2929
Prioridade de Atendimento: 
UFBA destinará tratamento prioritário ou preferencial às pessoas com deficiência (PCD), idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.
Esclarecimento sobre o tempo médio de espera: 
Salientamos que, de acordo Lei Federal Nº13.460 de 26 de junho de 2017, Art. 16, Parágrafo Único, para todos os tipos de manifestações, o prazo para resposta é de 20 (vinte) dias, prorrogável de forma justificada, uma única vez, por igual período.
Sistema de Sugestões e Reclamações: 
Preenchimento de Pesquisa de Satisfação. Acessando a Ouvidoria UFBA pelos canais dispostos aqui e também pelas Ouvidorias das unidades.e
Sistemática de funcionamento do Serviço: 
A sistemática da Ouvidoria segue os trâmites: recepção da manifestação - tratamento da manifestação - encaminhamento da manifestação - Recepção da resposta conclusiva - tratamento da resposta conclusiva - encaminhamento da resposta conclusiva.
Sinalização: 
Em adequação a fim de atendermos aos padrões internacionais de qualidade e segurança.
Acessibilidade: 
Em adequação a fim de atendermos aos padrões internacionais de qualidade e segurança.
Unidade/Órgão a que o serviço está vinculado: 
Administração Central / Ouvidoria
Sistemática de agendamento / marcação (se presencial, telefone, etc...): 
Através dos canais de comunicação dispostos aqui. O atendimento pode ocorrer com marcação ou sem marcação presencial ou virtual.
Público-alvo: 
Aberto a comunidade.
Endereço de Atendimento (indicar ponto de referência): 

Andar térreo da Biblioteca Universitária de Saúde, localizada na Rua Basílio da Gama, 05 - Canela, Salvador – BA.  

Categoria Principal: 
Comunidade UFBA
Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço: 

Desde o exercício de 2019, as informações sobre a Ouvidoria como atribuições, legislação pertinentes, dúvidas freqüentes e orientações sobre como registrar manifestações estão à disposição do usuário no site www.ouvidoria.gov.br  com a possibilidade de direcionamento do (a) manifestante em sua página de abertura para o acesso ao Fala.BR, fato que agiliza o registro das manifestações. Sendo o e-mail (ouvidoria@ufba.br) e atendimento telefônico ( 71) 3283-7044 e (71) 98668-2929) utilizados apenas para informações gerais ao público.

Em cumprimento à LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000, a UFBA destinará tratamento prioritário ou preferencial às pessoas com deficiência (PCD), idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Os pedidos que forem apresentados com documentação comprobatória de urgência  receberão tratamento preferencial, conforme análise da autoridade responsável.

Salvo nos casos de agendamento prévio, e prioridades estabelecidas em legislação específica, o atendimento obedecerá à ordem de chegada da manifestação, observando os princípios da eficiência e da celeridade.Salientamos que, de acordo Lei Federal Nº13.460 de 26 de junho de 2017, Art. 16, Parágrafo Único, para todos os tipos de manifestações, o prazo para resposta é de 20 (vinte) dias, prorrogável de forma justificada, uma única vez, por igual período.