A Ouvidoria foi criada em 2014, no início do primeiro reitorado do professor João Carlos Salles, como um órgão que busca ser um canal democrático de participação social da comunidade interna e externa.
A primeira ouvidora-geral da UFBA foi a professora Denise Vieira da Silva, cuja proposta central era o desenvolvimento da ouvidoria como um órgão de escuta qualificada, de mediação na resolução de conflitos e de encaminhamento de sugestões para alteração de políticas e procedimentos da universidade.
Entre 2014 e 2015, iniciou-se o processo de estruturação da ouvidoria com a composição de sua equipe de trabalho e funcionamento na sede da Reitoria, sendo depois transferida para a Biblioteca Universitária de Saúde (BUS), no campus do Canela, onde funciona atualmente. Foi realizada também uma ampla divulgação nas diversas unidades e órgãos da UFBA sobre a Ouvidoria e suas atribuições.
Entre 2016 e 2018, a ouvidoria passou a atuar de forma mais adequada como um órgão de assessoramento da Reitoria, auxiliando no diagnóstico e encaminhamento de problemas enfrentados pela gestão. Neste período, também se deu a consolidação da sua atividade central de acolhimento e atendimento das demandas da comunidade universitária, bem como de um modelo de atuação proativa, com o desenvolvimento de projetos em parceria com órgãos de gestão e unidades de ensino da UFBA.
Em 2019 foi nomeada a segunda ouvidora da UFBA, professora Iole Macedo Vanin, tendo como pautas a continuidade do trabalho já iniciado e o fortalecimento da ouvidoria. Entre 2019 e 2024, a ouvidoria aperfeiçoou seus processos de comunicação, reestruturou sua equipe de trabalho e promoveu um constante diálogo com a comunidade acadêmica.
Ouvidora Geral:
- Ana Claudia C. Mendonça Semêdo
Equipe:
- Fernanda Santos,
- Paula Vargas,
- Sandra C. Sousa,
- Thiara Matos;
- Marcos Neves;
- Maria Eduarda de Ávila Matos.
Andar térreo da Biblioteca Universitária de Saúde, localizada na Rua Basílio da Gama, 05 - Canela, Salvador – BA.
Desde o exercício de 2019, as informações sobre a Ouvidoria como atribuições, legislação pertinentes, dúvidas freqüentes e orientações sobre como registrar manifestações estão à disposição do usuário no site www.ouvidoria.gov.br com a possibilidade de direcionamento do (a) manifestante em sua página de abertura para o acesso ao Fala.BR, fato que agiliza o registro das manifestações. Sendo o e-mail (ouvidoria@ufba.br) e atendimento telefônico ( 71) 3283-7044 e (71) 98192-8071 utilizados apenas para informações gerais ao público.
Em cumprimento à LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000, a UFBA destinará tratamento prioritário ou preferencial às pessoas com deficiência (PCD), idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Os pedidos que forem apresentados com documentação comprobatória de urgência receberão tratamento preferencial, conforme análise da autoridade responsável.
Salvo nos casos de agendamento prévio, e prioridades estabelecidas em legislação específica, o atendimento obedecerá à ordem de chegada da manifestação, observando os princípios da eficiência e da celeridade.Salientamos que, de acordo Lei Federal Nº13.460 de 26 de junho de 2017, Art. 16, Parágrafo Único, para todos os tipos de manifestações, o prazo para resposta é de 20 (vinte) dias, prorrogável de forma justificada, uma única vez, por igual período.