PPGE - Programa de Pós Graduação em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/ UFBA) completa cinquenta anos de existência em 2022. Desde a sua criação na Faculdade de Educação (FACED), ele já registra uma prorrogativa de internacionalização, com a colaboração de professores estrangeiros vinculados ao projeto UNESCO/BRA/70/10. Em em seguida ampliou-se esta colaboração com o Conselho Britânico. O objetivo foi capacitar em nível de Mestrado docentes das Faculdades de Educação de Instituições de Ensino Superior da Bahia, Sergipe e Alagoas, com ingresso automático e conclusão de, no máximo, três anos, em serviço.

O objetivo geral do curso é a formação de profissionais qualificados para o exercício, prioritariamente, de atividades de ensino e pesquisa e para a produção de conhecimento no campo da Educação. Especificamente, propõe-se a: Formar o pesquisador da educação capaz de elaborar e implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão inovadores; Produzir conhecimentos teórico-metodológicos no campo da Educação comprometidos com a práxis pedagógica. E, desde então, vem promovendo uma política de gestão com normalizações que possibilitam um planejamento adequado ao crescimento e fortalecimento do PPGE até a excelência nacional (5), (confirmada na avaliação de 2017) e a internacionalização.

A excelência da Instituição é comprovada, igualmente, pela significativa procura e execução de estágio pós-doutoral no PPGE sob a supervisão dos nossos docentes. Neste quadriênio, vinte (20) pós-doutorados foram finalizados com êxito, sendo quatro deles financiados com bolsa PNPD/CAPES. Ressalta-se a dedicação dos docentes permanentes às atividades de pesquisa, ensino, extensão, orientação (graduação e pós-graduação), gestão, além de participação em comissões diversas, internas e externas. A relação sul-sul é também considerada neste processo de internacionalização.

Atendimento a estudantes, professores, técnicos, publico interno e externo sobre demandas relacionadas aos diversos serviços que envolvem o Programa.

Roberto Sidnei Alves Macedo
Maria Cecília de Paula Silva
De Segunda a Sexta-Feira das 07:00 às 19:00h
Não se aplica.
pgedu@ufba.br
Sistemática de funcionamento do Serviço:
O serviço funciona em mais de uma etapa em conformidade com o edital.
sim
sim
Faculdade de Educação da UFBA
Presencialmente ou pelos canais informados aqui ( e-mail e site).
Aberto a comunidade.
Faculdade de Educação da UFBA - Avenida Reitor miguel Calmon s/nº - CAMPUS CANELA - Cep:40.110 100- Salvador - Bahia - Brasil

Comunidade UFBA

Todas as informações necessárias serão econtradas nos editais.