PROFICI - Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA

O PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA) é um programa institucional, implementado no segundo semestre de 2012, que oferece cursos de idiomas (espanhol, francês, inglês, italiano e português como língua estrangeira) gratuitos a alunos com matrícula regular em nível de graduação e pós-graduação bem como a funcionários e docentes da UFBA.

O programa teve como objetivo propulsor sedimentar bases para o processo de internacionalização da universidade com vistas a ampliar as possibilidades de intercâmbio de saberes com instituições de variados países e viabilizar o aprendizado de língua estrangeira a alunos interessados em estudar no exterior e a vinda de alunos estrangeiros para estudos na UFBA.

Cada edição, como é chamada a entrada semestral de novos alunos, tem duração de cerca de 1 ano e 6 meses, não permitindo, devido ao seu caráter semi-intensivo, reprovações que excedam mais de um componente (como são chamados os módulos do programa) e /ou trancamento. No total, são 6 componentes, a saber: Elementar 1, Elementar 2, Pré-intermediário 1, Pré-intermediário 2, Intermediário 1 e Intermediário 2.

Cada idioma oferecido no PROFICI tem subprogramas sob a coordenação acadêmica de professores da UFBA. São eles: PROEMES (espanhol), PROEMF (francês), PROEMI (inglês), PROEMIT (italiano), PROEMPLE (português como língua estrangeira). Esses subprogramas têm como finalidade subsidiar o PROFICI no que se refere a atendimento aos alunos, matrícula, formação de turmas referentes a cada curso e promover a formação continuada dos monitores, que ministram as aulas.

Todos os monitores são alunos de graduação ou pós-graduação, que recebem formação semanal e têm suas aulas supervisionadas por um coordenador acadêmico - um professor mestre ou doutor. Com esses subprogramas, o PROFICI coloca em prática mais um de seus objetivos principais: a formação de futuros professores de língua estrangeira.

Prof. Ronaldo Lopes Oliveira
Fernanda Mota - Coordenadora Geral do PROFICI.
De segunda à sexta-feira, das 08:00 às 18:00 horas
não se aplica
Esclarecimento sobre o tempo médio de espera:
Os cursos são oferecidos através de seleções que ocorrem semestralmente.
profici.secretaria@gmail.com
Sistemática de funcionamento do Serviço:
conforme cronograma de cada curso
.
.
PROPCI
Através dos canais de comunicação dispostos aqui.
Aberto a comunidade e a Comunidade UFBA

Av. Ademar de Barros s/n, Campus Universitário de Ondina, Instituto de Letras, sala 208 - Salvador.-Bahia CEP: 40170-115

Comunidade UFBA

O Manual do Aluno foi redigido com o intuito de esclarecer procedimentos do programa e reunir informações essenciais para o aluno em face do caráter peculiar, porque inovador, do PROFICI.

É importante lê-lo com atenção e consultá-lo em caso de dúvidas antes de enviar e-mails para solicitar orientações já fornecidas nele e para se familiarizar com as normas do programa.

Nele, há informações sobre a estrutura do curso, a obrigatoriedade para bolsistas, dispensa, jubilamento, prazo para solicitação de mudança de turma e horários, entre outras. Essas informações podem passar por atualizações. Desse modo, é importante consultar a versão atualizada neste site quando houver dúvidas.

A versão atualizada do Manual está disponível no link abaixo:

Os programas dos cursos estão disponíveis no link abaixo:

As aplicações do TOEFL ITP são feitas por demanda. Para saber informações sobre o desconto dado a estudantes e servidoras(es) da UFBA, envie um e-mail para profici.ufba@gmail.com. Saliento que as aplicações não são mais gratuitas.