Fala que eu te escuto.
É exatamente assim que funciona o Plantão de Acolhimento do Programa PsiU – Universidade, Saúde Mental e Bem-estar da Universidade Federal da Bahia, voltado para a escuta de questões pontuais que causam angústia e tensões aos membros – estudantes, professores e técnico-administrativos – da comunidade universitária.
O serviço é aberto a todos os integrantes da UFBA, de forma desburocratizada, sem a necessidade de marcações, inscrição ou cadastro e com o objetivo de acolher inquietações ligadas à vida acadêmica, à própria casa, ao deslocamento ou outros temas que estejam perturbando a vida do indivíduo.
Desde o início de sua atividade o plantão de acolhimento, instalado nas dependências da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), no campus da Federação, não oferece tratamento de saúde mental, mas acolhe demandas relacionadas à solidão, insegurança e até situações mais preocupantes envolvendo pessoas que têm uma ideação suicidária ou um passado de depressão importante.
O serviço que nasceu a partir de uma atividade de extensão, criada para psicólogos já formados, disponibiliza acolhimento desburocratizado sem necessidade de agendamento. É importante quando se tem uma ansiedade, um pensamento suicidário, ter alguém que possa atender naquele momento, ou no dia seguinte, mas não dá para esperar por muito tempo, é esse o suporte que o PSIU oferece à todos que procuram atendimento.
O serviço funciona durante o período letivo do semestre e também nas férias das atividades acadêmicas, sendo que a procura é muito mais baixa nesse período. Além do plantão de acolhimento, as conversas acontecem também via aplicativo de mensagem instantânea.
Grande parte das interações acontece nas plataformas digitais como o Facebook, Instagram. Acolhimento psicologico on line para a comunidade UFBA via Whats App (71) 98142-0890.
Dirigente da Unidade / Órgão:
Jeilson Andrade
Responsável técnico pelo Serviço:
Marcelo Veras, Luis Felipe Monteiro e Marta macedo
Dias da Semana e horário de atendimento:
Atendimento on line
E-mail de Atendimento ao Cidadão:
Telefone de Atendimento do Cidadão:
(71) 98142-0890
Site (URL):
Prioridade de Atendimento:
O atendimento acontece totalmente on line
Esclarecimento sobre o tempo médio de espera:
não se aplica.
Sistema de Sugestões e Reclamações:
prodep@ufba.br
Sistemática de funcionamento do Serviço:
atendimento gratuito para toda a comunidade externa, universitária, técnicos e terceirizados.
Sinalização:
não se aplica
Acessibilidade:
não se aplica
Unidade/Órgão a que o serviço está vinculado:
PRODEP - PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Sistemática de agendamento / marcação (se presencial, telefone, etc...):
Via telefone ou pelas redes sociais do programa PSIU.
Público-alvo:
Aberto a comunidade em geral
Endereço de Atendimento (indicar ponto de referência):
PRODEP - PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
End:. Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Pav. 7 e 8 - Campus Universitário – Ondina
CEP: 40.170-115 - Salvador/Ba
Tel: (71)3283 - 6425 /6418 || Contatos || E-mail: prodep@ufba.br
Categoria Principal:
Comunidade UFBA
Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço:
O plantão de acolhimento on line funciona com dois psicólogos, atendendo a quem chega para resolver pessoas que se dirijam ao local e outro profissional que fica na retaguarda ou no atendimento por telefone.
O serviço por ser acessado também por nossas redes sociais:
- Contato/ Whatsapp: (71) 98142-0890
- Facebook = https://www.facebook.com/pg/psiunauniversidade/photos/?ref=page_internal
- Instagram= @psiufba
- e-mail: psiu.ufba@gmail.com