PSIU - Plantão de Acolhimento da UFBA

Fala que eu te escuto.
É exatamente assim que funciona o Plantão de Acolhimento do Programa PsiU – Universidade, Saúde Mental e Bem-estar da Universidade Federal da Bahia, voltado para a escuta de questões pontuais que causam angústia e tensões aos membros – estudantes, professores e técnico-administrativos – da comunidade universitária.
O serviço é aberto a todos os integrantes da UFBA, de forma desburocratizada, sem a necessidade de marcações, inscrição ou cadastro e com o objetivo de acolher inquietações ligadas à vida acadêmica, à própria casa, ao deslocamento ou outros temas que estejam perturbando a vida do indivíduo. 
Desde o início de sua atividade o plantão de acolhimento, instalado nas dependências da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), no campus da Federação, não oferece tratamento de saúde mental, mas acolhe demandas relacionadas à solidão, insegurança e até situações mais preocupantes envolvendo pessoas que têm uma ideação suicidária ou um passado de depressão importante. 
O serviço que nasceu a partir de uma atividade de extensão, criada para psicólogos já formados, disponibiliza acolhimento desburocratizado sem necessidade de agendamento. É importante quando se tem uma ansiedade, um pensamento suicidário, ter alguém que possa atender naquele momento, ou no dia seguinte, mas não dá para esperar por muito tempo, é esse o suporte que o PSIU oferece à todos que procuram atendimento.
O serviço funciona durante o período letivo do semestre e também nas férias das atividades acadêmicas, sendo que a procura é muito mais baixa nesse período. Além do plantão de acolhimento, as conversas acontecem também via aplicativo de mensagem instantânea. 
Grande parte das interações acontece nas plataformas digitais como o Facebook, Instagram e Whats App (71) 99911- 2828.
Dirigente da Unidade / Órgão: 
PROAE
Responsável técnico pelo Serviço: 
PROAE - Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil
Dias da Semana e horário de atendimento: 
Segundas, terças, quintas e sextas das 9 às 17h e na quarta-feira, das 9 às 12h.
Email de Atendimento ao Cidadão: 
Telefone de Atendimento do Cidadão: 
(71) 99911- 2828
Prioridade de Atendimento: 
não se aplica
Esclarecimento sobre o tempo médio de espera: 
Conforme demanda
Sistema de Sugestões e Reclamações: 
proae@ufba.br
Unidade/Órgão a que o serviço está vinculado: 
PROAE - Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil
Sistemática de agendamento / marcação (se presencial, telefone, etc...): 
Via telefone ou pelas redes sociais do programa PSIU.
Público-alvo: 
Aberto a comunidade.
Endereço de Atendimento (indicar ponto de referência): 

Sede da PROAE na Rua Caetano Moura, 140 – Federação - Salvador - Bahia

Categoria Principal: 
Comunidade UFBA
Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço: 

O plantão de acolhimento funciona com dois psicólogos, atendendo a quem chega para resolver pessoas que se dirijam ao local e outro profissional que fica na retaguarda ou no atendimento por telefone. O serviço por ser acessado também por nossas redes sociais: