Teatro do Movimento da Escola de Dança da UFBA

A Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, um símbolo da renovação e da conquista por novos espaços, completou 50 anos de exercício e de contribuição para o cenário cultural baiano e brasileiro. A Escola, uma das pioneiras no país, vem aperfeiçoando vários profissionais desde a década de 50, nas áreas de licenciatura e bacharelado, sendo responsável pela formação de profissionais que atuam em todo Brasil. Mas a contribuição da Escola não se restringe ao campo da dança, trabalhando também na capacitação dos estudantes para o desenvolvimento de habilidades que possam ampliar o seu repertório intelectual, social e cultural.
A comunidade ligada à Dança reconhece esta contribuição e sua importância para a comunidade do entorno, além de apontar a criação do mais novo curso pós-graduação strictu senso na área de dança, primeiro do Brasil e da América Latina. Sua contribuição e sua importância para a comunidade do entorno, além de apontar a criação do mais novo curso de pós-graduaçao strictu senso na área de dança, revela-se como o primeiro do Brasil e da América Latina.

Assim nasce o Teatro do Movimento. Teatro do Movimento.

O Teatro do Movimento é um laboratório Cênico com 195,52 metros quadrados e possui uma versatilidade que surpreende e estimula a criatividade.Re-inaugurado em 2007, após ampla reforma, com instalação de equipamentos, tratamento acústico e climatização. O Teatro do Movimento da Escola de Dança oferece para professores e estudantes dos programas da Escola, e para a comunidade maior de dança, um espaço cênico para aprimorar e apresentar seus processos e produtos de dança contemporânea. Reformas recentes, incluindo ambientação, isolação sonora e térmica, e novo equipamento, deixaram nosso teatro capaz de apoiar experimentação e aprendizagem em sonorização, projeção de imagens e iluminação.
Nossa equipe técnico de artistas-operadoras se compôs de estudantes da Escola que trabalham e multiplicam seus aprendizagens no espírito de aprender fazendo e de abrir oportunidades para outras interessadas.
No intuito de desenvolver programação constante, de qualidade e relevância para o avanço de dança contemporânea, uso do espaço é contemplado para indivíduos ou grupos com propostas que interagem positivamente com a missão dos programas da Escola.
Tem equipamentos necessários para a Audiodescrição, se tornando pioneiro no Nordeste do País em cumprir a Lei de Acessibilidade no que tange ao direito de acesso aos produtos culturais, já que, desde a promulgação da Lei nº 10.098/2000, o recurso da audiodescrição tornou-se um direito garantido pela legislação brasileira. O equipamento tem atendido, desde sua implantação até o presente momento, às necessidades da comunidade, não só da Escola de Dança mas de outros espaços da cidade de Salvador e outras regiões do país. Esse equipamento também tem sido usado para atividades artísticas com audiodescrição bem como para traduções simultâneas, em encontros científicos.
O sistema MOCap é formado pelas câmeras de captura do movimento, conjuntamente com os trajes especiais (que contêm marcadores reflexivos) que possibilitam, dentro de um espaço físico, realizar captura do movimento humano para que posteriormente esses dados possam ser aplicados a personagens virtuais (corpos em 3D).
Os Grupos de Pesquisa realizam investigações nas áreas de análise e biomecânica do movimento, análise do movimento coreográfico aplicados a modelo 3D, investigações transdisciplinares entre a dança e a digitalização do movimento, análise do movimento e propostas de mediação educacional, dentre outras.
Carmem Paternostro Schaffner
Escola de Dança da UFBA
De Segunda a Sexta-Feira das 08:00 às 17:00hs
Idosos e PCD´s tem prioridade de atendimento.
danca@ufba.br
Sim.
Sim.
Escola de Dança da UFBA
A marcação pode ser realizada pelo telefone no horário comercial.
Comunidade em Geral

Escola de Danca da UFBa - Av Adhemar de Barros,S/N - Campus de Ondina - CEP: 40.170-110.

Para maiores detalhes, entre em contato com os canais de comunicação dispostos aqui.

Subcategoria (Arte e Cultura):